-
Arquitetos: CMS Arquitectas
- Área: 876 m²
-
Fotografias:Walter Salcedo, Luis Vignoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lote peculiar, numa esquina de dimensões delimitadas, determinou o esquema da distribuição do projeto: ambientes principais em relação direta com a rua, na orientação Norte e Leste, e a unidade de serviços (circulação vertical e áreas molhadas) sobre a empena. O terreno é ocupado em sua totalidade e gera um plano de fachada que excede a linha de edificação de 1,20 metros permitidos em quase todo o perímetro do lote.
A repetição da planta tipo está marcada pela utilização do recurso da trama na qual estão as varandas dos apartamentos. Este elemento, composto por lajes e colunas intercaladas de concreto armado aparente, caracteriza e identifica formalmente o edifício e consolida a esquina ao recompor em altura o ângulo reto do encontro entre as ruas. A trama construída em balanço está sustentada, em sua parte posterior, pela malha estrutural interior formada por partições e vigas que compõem a estrutura portante de todo o conjunto.
O primeiro pavimento - destinado à escritórios - é um espaço de transição entre o térreo e a trama superposta das varandas. Este pavimento é recortado na esquina, criando um espaço de pé-direito duplo que concede a escala urbana da entrada.
Neste projeto, a diferença está presente na espacialidade do térreo, tirando partido da planta livre, é criada uma continuidade visual entre o interior do edifício e o espaço público. A utilização em todo seu perímetro de uma trama aberta de perfis metálicos fecha fisicamente o térreo, embora não visualmente.
Entre o hall de entrada e o estacionamento não existem limites físicos, aproveita-se a continuidade espacial possibilitada pela planta livre. O limite surge apenas no hall que está elevado há alguns centímetros e é revestido com um material de acabamento brilhante como o granito negro em contraposição à opacidade do azulejo cinza no piso. Além disso, o forro suspendido abaixo do nível do teto está em contraposição à rusticidade da laje de concreto aparente.